Accessibility Tools

ufrj logomedicina logoHUCFF logo

Português

English

Español

Lupa.png

11 07 Radiologia Segundo painel da Conferência Noticia1A WiN Brasil – Women in Nuclear promove o segundo painel da sua Conferência Livre, com foco em temas fundamentais para o setor nuclear e científico: Segurança Nuclear e Proteção Radiológica sob a perspectiva de mulheres que atuam dentro e fora do Brasil. O evento reúne especialistas com trajetórias marcantes, contribuindo para um espaço de escuta, troca e construção coletiva em busca de mais equidade no campo da ciência e tecnologia nuclear.

Com o tema “Mulheres na Física Médica”, Ana Paula Rodrigues, física médica e especialista em gestão estratégica (USP), compartilha sua experiência como diretora de Radiodiagnóstico da Associação Brasileira de Física Médica (ABFM). Sua atuação evidencia a importância da presença feminina em áreas técnicas e de liderança.

Na sequência, Anna Letícia Barbosa de Sousa, doutora em Engenharia Nuclear (UFRJ) e pesquisadora titular da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), apresenta o tema “Liderança e cultura de segurança – um novo caminho através do empoderamento pelo coletivo MunaN”. Coidealizadora do Coletivo de Mulheres Negras na Área Nuclear (MunaN), ela traz reflexões sobre representatividade e cultura organizacional no setor.

O painel também contará com a participação de Jaqueline Alves de Almeida Calábria, doutora em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais (CDTN) e atual especialista em Proteção Radiológica na International Atomic Energy Agency (IAEA). Com o tema “Do global ao local – como as ações da IAEA podem inspirar iniciativas para equidade no setor nuclear brasileiro”, ela destaca o papel das ações internacionais no fortalecimento de políticas de inclusão no Brasil.

Abordando os desafios e boas práticas em proteção radiológica na irradiação industrial e médica, Margareth Cristina Guimarães, também doutora pelo CDTN e diretora da Secretaria da Mulher e Radioprotecionista da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), traz sua contribuição com uma visão técnica e institucional da área.

A moderação será conduzida por Camila Engler, pós-doutoranda em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais (CDTN), com atuação na área de mamografia. Sua mediação reforça o compromisso da Conferência com a diversidade de vozes femininas qualificadas no debate técnico e científico.

O evento é gratuito e está com inscrições abertas até 15 de julho de 2025.

Para garantir sua vaga, acesse AQUI

Participe e venha fazer parte dessa construção coletiva por um setor nuclear mais diverso, seguro e inclusivo.

Fonte: WinBrasil_nuclear (instagram)

Topo