Accessibility Tools

ufrj logomedicina logoHUCFF logo

Português

English

Español

Lupa.png

11 07 Radiologia FAB retoma produção NoticiaO Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA) retomou a fabricação de Iodeto de Potássio 130 mg, medicamento vital para situações de emergência nuclear ou radiológica, anteriormente importado pelo Ministério da Saúde. Esta retomada, completada em 2 de maio, representa um passo decisivo na autonomia brasileira frente a ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares (QBRN).

Produzido conforme padrões rigorosos de qualidade, desde a aquisição do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) até os testes de estabilidade e controle regulatório, o antídoto já possui registro na Anvisa (nº 1.12330050.001-8). No dia 8 de maio, foram entregues 305 mil comprimidos ao Estoque Estratégico do Ministério da Saúde, localizado em Angra dos Reis (RJ). Além disso, outras 36 mil unidades foram reservadas para agentes de defesa, incluindo militares da FAB, que atuam em operações e treinamentos QBRN.

O Iodeto de Potássio atua como um protetor da tireoide, impedindo a absorção de iodo radioativo, que pode estar presente em acidentes com liberação ambiental de radioisótopos. Sua produção nacional fortalece a capacidade de resposta do Brasil em emergências, sendo fundamental tanto para a saúde pública quanto para exercícios militares simulados, incluindo os preparativos relacionados ao submarino nuclear da Marinha Brasileira.

A retomada da produção reforça o compromisso da Força Aérea Brasileira (FAB) e do LAQFA com a Defesa Nacional e com o fortalecimento da estrutura farmacêutica estratégica do país, garantindo uma resposta mais ágil, qualificada e segura diante de cenários de risco crítico.

11 07 Radiologia FAB retoma produção2 Noticia 11 07 Radiologia FAB retoma produção4 Noticia 11 07 Radiologia FAB retoma produção3 Noticia

 

Fonte e imagens: Força Aérea Brasileira (FAB)

 

Topo