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Disciplinas de Mestrado em Radiologia


BIOESTATÍSTICA

Ementa: Medir a frequência de uma doença, bioestatística descritiva, estatística dedutiva.

Bibliografia: Sounis, E. Bio-estatística, 1971, Ed.Mcgraw-Hill, São Paulo. Fromm-Robert E e Varon, Joseph: Basic Statistics and Epidemiology for Anaesthesia and critical Care practioners, 1995, the international journal of Anaesthesia, Anaesthesia on -line.

Carga horária: 30 horas

BIOÉTICA - INTRODUÇÃO À ÉTICA EM PESQUISA (MESTRADO)

Ementa: O surgimento da Bioética. As correntes da Bioética. Educação e Bioética. Direitos do Paciente. Autonomia. Comunicação de diagnóstico. Fim da vida. Eutanásia e distanásia. Cuidados paliativos. Bioética do início da vida. Ética em pesquisa em humanos. Ética nas experimentações com animais.

Bibliografia: Arras, JD. A case approach. In Kuhse, H e Singer, P(ed). A companion to bioethics. Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998. Beauchamps, T. & Childress,J.F. (2002). Princpios de tica BiomØdica. Sªo Paulo: Ed. Loyola. Boyle, J. An absolute rule approach. In Kuhse, H e Singer, P(ed). A companion to bioethics. Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998. Childress, JF.A principle-based approach. In Kuhse, H e Singer, P(ed). A companion to bioethics. Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998. Costa,SIF; Garrafa,V e Oselka,G. Iniciaªo a BioØtica. Braslia: CFM, 1998. Disponvel em http://www.portalmedico.org.br/index.asp?opcao=bibliotecaLivrosOnline&portal= Fortes, P.A.C. (1998). tica e Saœde: quest?es Øticas, deontolgicas e legais, autonomia e direitos do paciente, estudo de casos. Sªo Paulo: EPU. Garrafa, V e Pessini, L(org). BioØtica: Poder e injustia. Sªo Paulo: Ed. Loyola, 2003. Goliszek, A. Cobaias Humanas: a histria secreta do sofrimento provocado em nome da ciŒncia. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. Hare, RM. A utilitarian approach. In Kuhse, H e Singer, P(ed). A companion to bioethics. Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998. Klein, N. O branding da aprendizagem: publicidade em escolas e universidades. In Sem Logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2004. Manning, RC. A care approach. In Kuhse, H e Singer, P(ed). A companion to bioethics. Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998. Oakley, J.A virtue ethics approach. In Kuhse, H e Singer, P(ed). A companion to bio' ethics. Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998. Palacios,M., Martins,A. & Pegoraro, O. (2002). tica, CiŒncia e Saœde: Desafios da BioØtica. Petrpolis: Ed.Vozes. Pegoraro, O. (1998). tica Ø Justia. Petrpolis: Ed. Vozes. Rego, S. (2003). A Formaªo tica dos MØdicos: saindo da adolescŒncia com a vida (dos outros) nas mªos. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz.

Carga horária: 30 horas

DESENVOLVIMENTO DE TESE DE MESTRADO I

Ementa: O aluno devera inciar o Curso já com o Projeto elaborado, tendo como assunto preferencialmente uma das linhas de Pesquisa do Departamento de Radiologia. Nesta Disciplina se discutirá a viabilidade do projeto, haverá a colheta do material e se estabelecerá o método, e a colheta das referências bibliográficas.

Bibliografia: Galvão M. Dissertação e Tese. Estrutura e Formatação. Dissertação de Mestrado. Radiologia UFRJ, 1996.

Carga horária: 75 horas

DESENVOLVIMENTO DE TESE DE MESTRADO II

Ementa: Nesta disciplina o aluno devera elaborar o texto e fazer as conclusões de sua tese. Deverá ainda apresentar resultados em eventos científicos e/ou publicar em periódicos da especialidade. Deverá ter a tese impressa dentro dos parâmetros cientificos e acadêmicos.

Bibliografia: Edson Marchiori - Manual de formatação de teses e dissertações – UFRJ.

Carga horária: 75 horas

ENSINO DA RADIOLOGIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO

Ementa: Treinamento do Mestrando e Doutorando, sob supervisão docentes em aulas práticas e expositivas nos Conteúdos de Radiologia e Medicina Nuclear oferecidos em cinco disciplinas do Curso de Graduação em Medicina. Preparo de recursos didáticos, execução e avaliação do rendimento escolar. Propedêutica (Radiologia), Medicina Interna (Radiologia e Medicina Nuclear) e duas disciplinas eletivas (Radiologia e Medicina nuclear) para o internato.

Bibliografia: Radiologia na Formação do Médico Geral. Rio de Janeiro: Revinter, 1997.v.01.250p. Nuclear Medicine: Fourth Edition, James H. Thrall. 2013. Textbook of Radiology and Imaging: 2-Volume, David Sutton, 2014 Paul and Juhl's Essentials of Radiologic Imaging, 1998.

Carga horária: 75 horas

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Ementa: Evolução do pensamento cientifico . Desenvolvimento do metodo cientifico. Observação, experimentação e formulação de hipóteses . Dedução. alguns problemas epistemiológicos das Ciências Humanas : a descrição compreensiva . a explicação . O metodo fenomenologico e as ciencias . Tecnicas de bibliografia e consulta. Elaboração de manuscritos cientificos.

Bibliografia: Sounis, E. Bio-estatística, 1971, Ed.Mcgraw-Hill, São Paulo. Fromm-Robert E e Varon, Joseph: Basic Statistics and Epidemiology for Anaesthesia and critical Care practioners, 1995, the international journal of Anaesthesia, Anaesthesia on -line.

Carga horária: 60 horas

PLANEJAMENTO CURRICULAR E DE ENSINO NA ÁREA DE SAÚDE

Ementa: Evolução do processo de formação de profissionais de saude. analise das principais experiências inovadoras e tendências atuais. Relação entre sociedade e os setores Educação e Saude. Formação de recursos humanos e mercado de capital.

Bibliografia: Brant R., Victoria M. (2005). Discutindo o conceito de inovação curricular na formação dos profissionais de saúde: o longo caminho para as transformações no ensino médico. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 91-121. SILVEIRA, L.M.; BRANT, V. (set 2004/ mar 2005). Grupo de adesão ao tratamento: espaço de "ensinagem" para profissionais de saúde e pacientes. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. V.9, n.16, p. 91-104. Botucatu, SP: Fundação UNI, ISSN 1414-3283 CABRAL, W. & BRANT, V. (2004) A escolha precoce da especialidade pelo estudante de Medicina: um desafio para a educação médica (2004). Revista Brasileira de Educação Médica, V. 28, n. 2, p. 133-144, ISSN: 0100-5502. BRANT, V. (2003). Planejar e avaliar currículo por competências - Meio digital -Curso de Especialização em Educação a Distância. Org. SENAC Nacional - Departamento de Educação, RJ: Ed. SENAC, cap. 3, p. 70-86 Brant R. ,V. M. Uma pequena conversa sobre currículo, prática docente e Teoria da Ação Comunicativa (1999). Physis: Revista de Saúde Coletiva, vol.9, n. 2, RJ: IMS/UERJ, ISSN 0103-

Carga horária: 60 horas


Disciplinas de Doutorado em Radiologia


BIOÉTICA - INTRODUÇÃO À ÉTICA EM PESQUISA (DOUTORADO)

Obs.:caso o discente comprove que cursou essa disciplina no Mestrado, há menos de três anos, fica isento de cursá-la.

Ementa: O surgimento da Bioética. As correntes da Bioética. Educação e Bioética. Direitos do Paciente. Autonomia. Comunicação de diagnóstico. Fim da vida. Eutanásia e distanásia. Cuidados paliativos. Bioética do início da vida. Ética em pesquisa em humanos. Ética nas experimentações com animais.

Bibliografia: Arras, JD. A case approach. In Kuhse, H e Singer, P(ed). A companion to bioethics. Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998. Beauchamps, T. & Childress,J.F. (2002). Princpios de tica BiomØdica. Sªo Paulo: Ed. Loyola. Boyle, J. An absolute rule approach. In Kuhse, H e Singer, P(ed). A companion to bioethics. Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998. Childress, JF.A principle-based approach. In Kuhse, H e Singer, P(ed). A companion to bioethics. Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998. Costa,SIF; Garrafa,V e Oselka,G. Iniciaªo a BioØtica. Braslia: CFM, 1998. Disponvel em http://www.portalmedico.org.br/index.asp?opcao=bibliotecaLivrosOnline&portal= Fortes, P.A.C. (1998). tica e Saœde: quest?es Øticas, deontolgicas e legais, autonomia e direitos do paciente, estudo de casos. Sªo Paulo: EPU. Garrafa, V e Pessini, L(org). BioØtica: Poder e injustia. Sªo Paulo: Ed. Loyola, 2003. Goliszek, A. Cobaias Humanas: a histria secreta do sofrimento provocado em nome da ciŒncia. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. Hare, RM. A utilitarian approach. In Kuhse, H e Singer, P(ed). A companion to bioethics. Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998. Klein, N. O branding da aprendizagem: publicidade em escolas e universidades. In Sem Logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2004. Manning, RC. A care approach. In Kuhse, H e Singer, P(ed). A companion to bioethics. Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998. Oakley, J.A virtue ethics approach. In Kuhse, H e Singer, P(ed). A companion to bio' ethics. Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998. Palacios,M., Martins,A. & Pegoraro, O. (2002). tica, CiŒncia e Saœde: Desafios da BioØtica. Petrpolis: Ed.Vozes. Pegoraro, O. (1998). tica Ø Justia. Petrpolis: Ed. Vozes. Rego, S. (2003). A Formaªo tica dos MØdicos: saindo da adolescŒncia com a vida (dos outros) nas mªos. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz.

Carga Horária: 30 horas

DESENVOLVIMENTO DE TESE DE DOUTORADO I

Ementa: O aluno deverá iniciar o curso já com o projeto em desenvolvimento, tendo como assunto preferencialmente uma das linhas de pesquisa do Departamento de Radiologia. Nesta disciplina se discutirá a viabilidade do projeto, haverá a coleta do material e se estabelecerá o método, e a busca das referencias bibliográficas.

Bibliografia: Galvão M. Dissertação e Tese. Estrutura e Formatação. Dissertação de Mestrado. Radiologia UFRJ, 1996. Edson Marchiori - Manual de formatação de teses e dissertações – UFRJ.

Carga Horária: 90 horas

DESENVOLVIMENTO DE TESE DE DOUTORADO II

Ementa: O aluno deverá ser orientado a mostrar os resultados da tese, fazer a discussão e a montagem das referências bibliográficas.

Bibliografia: Galvão M. Dissertação e Tese. Estrutura e Formatação. Dissertação de Mestrado. Radiologia UFRJ, 1996. Edson Marchiori - Manual de formatação de teses e dissertações – UFRJ.

Carga Horária: 90 horas

DESENVOLVIMENTO DE TESE DE DOUTORADO III

Ementa: O aluno deverá elaborar o texto e fazer as conclusões de sua tese. Deverá ainda ter apresentado resultados em eventos cientificos e/ou publicações em periodicos da especialidade.

Bibliografia: Galvão M. Dissertação e Tese. Estrutura e Formatação. Dissertação de Mestrado. Radiologia UFRJ, 1996. Edson Marchiori - Manual de formatação de teses e dissertações – UFRJ.

Carga Horária: 90 horas

DESENVOLVIMENTO DE TESE DE DOUTORADO IV

Ementa: O aluno deverá concluir a tese, sendo avaliadas particularmente a discussão e as conclusões, finalizando pela avaliação através de banca de pré-qualificação.

Bibliografia: Galvão M. Dissertação e Tese. Estrutura e Formatação. Dissertação de Mestrado. Radiologia UFRJ, 1996. Edson Marchiori - Manual de formatação de teses e dissertações – UFRJ.

Carga Horária: 90 horas

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