Após uma importante reformulação, originada a partir de trabalhos ligados à linha de pesquisa de Educação e apresentados na Pós-Graduação, o ensino da Radiologia na FM-UFRJ passou a ter conceito ímpar, sendo a Disciplina considerada uma das melhores da Faculdade.
Baseadas em experiência pessoal e intensa pesquisa entre os alunos, as professoras Marilene Paschoal e Elise Tonomura introduziram modificações, ensinando a Radiologia com enfoque intensamente prático, com aulas teóricas expositivas e muita atividade direta de análise de radiografias pelos alunos, com ajuda dos professores e monitores. O ensino da Radiologia acontece no 4º, 5º e 11º períodos (esta é optativa, com vagas limitadas)
O ensino da Radiologia inicia-se junto com a Semiologia Médica, onde é ensinada a semiologia radiológica, e prossegue na Medicina Interna com maior enfoque na doença e seu diagnóstico. Também é feito no Internato, com intensa correlação de casos clínicos selecionados e seus aspectos radiológicos.
Disto resultou, inclusive, um significativo aumento da procura pela Monitoria e Residência Médica na especialidade, em especial entre os alunos da UFRJ. Em alguns concursos a relação candidato/vaga chegou a 30:1.
Desta experiência resultou a criação de um livro de Radiologia para o estudante de Medicina, voltado exclusivamente para o ensino dos fundamentos da especialidade, dando ênfase à terminologia empregada pelo radiologista, aos aspectos das lesões fundamentais e à discussão de casos clínicos e possíveis exames radiológicos envolvidos. É um livro para estudantes ou médicos de outras áreas que desejam iniciar-se na Radiologia, não para radiologistas. O sucesso desta publicação atraiu a atenção de países vizinhos, já tendo o livro recebido tradução para o espanhol.
E foi solucionado um problema constantemente apresentado pelos alunos, a falta de um livro básico para estudantes, pois todo livro de Radiologia é feito pensando no especialista.
Mais recentemente, foi criada uma sala de informática para ensinar Radiologia, em grupos de 20 a 25 alunos, em vista da progressiva digitalização de todo o sistema de exames do hospital e da disponibilidade de rede digital.